Entendendo o que você busca para encontrar o que você precisa.

Documentos

Quer alugar um imóvel e não sabe quais documentos precisa? Confira nosso check-list:

Lei do inquilinato: as obrigações e direitos do inquilino. acesse o link aqui


CADASTRO SIMPLIFICADO PARA LOCAÇÃO

Antes de mais nada, gostaríamos de informar que você pode alugar um imóvel apenas no seu nome ou, se for casado ou convivente, em nome do casal, e ainda tem a opção para você que quer dividir moradia com um amigo ou familiar, fazer o contrato em nome de 02 (duas) ou mais pessoas e assim apresentar uma composição de rendas, o que facilitará sua aprovação cadastral.


COMO COMPROVAR SUA RENDA

Existem várias formas de comprovação de renda, que atenderão tanto ao assalariado, como autônomos, profissionais liberais, agricultores e pecuaristas, aposentados, pensionistas ou funcionários públicos. Se você não estiver enquadrado em nenhuma dessas categorias, entre em contato conosco.

  • 03 (três) últimos contracheques, com cópia da carteira de trabalho (páginas: foto, qualificação civil e contrato de trabalho).
  • Declaração de imposto de renda (última), com recibo de entrega.
  • Declaração de rendimentos atuais (DECORE), assinada por contador com CRC e firma reconhecida.
  • Contrato Social e alterações da empresa em que é sócio, cartão CNPJ, RG e CPF dos sócios, balanço e balancete, declaração de imposto de renda com recibo de entrega (para comerciantes e industriais e/ou Pessoa Jurídica).

A Prática Imóveis trabalha com TODAS as formas de GARANTIA CONTRATUAL previstas em Lei, vamos conhecê-las?

FIADOR:

É a mais antiga e tradicional modalidade de fiança e tem cunho de compromisso pessoal. O Fiador e cônjuge, se houver, assinam o Contrato de Locação junto ao inquilino, assumindo pessoal e solidariamente a responsabilidade por eventuais descumprimentos das obrigações contratadas.

    Requisitos exigidos do Fiador:
  • Ser proprietário de no mínimo 01 (um) imóvel quitado e registrado em seu nome, perante apresentação da Certidão de Registro de Imóveis atualizada;
  • Possuir rendimento líquido igual o acima de 03 (três) vezes o valor do aluguel bruto a ser contratado;
  • Para fiadores com domicílio fora do estado do Paraná, solicitamos a apresentação de Certidões Cíveis, Criminais e de Protestos e Títulos, dos cartórios distribuidores do domicílio dos fiadores (casal).

(os fiadores deverão apresentar ainda, documentos pessoais, comprovante de residência atualizado e certidão de casamento/separação/divórcio, se for o caso)

SEGURO FIANÇA:

O seguro fiança é um produto que vem sendo bastante utilizado por novos inquilinos, uma vez que torna desnecessária a presença de um fiador. Não envolve participação ou responsabilidade de terceiras pessoas. Esta é uma grande alternativa para quem não tem parentes ou conhecidos na cidade, ou simplesmente prefere não solicitar fiança a terceiros. A garantia é formalizada com a contratação de uma apólice junto a seguradoras, cujo prêmio será parcelado e cobrado mensalmente junto com o valor do aluguel, enquanto perdurar o Contrato de Locação. Importante lembrar que esse valor não será reembolsado.


TITULO DE CAPITALIZAÇÃO:

Funciona como uma caução e dispensa necessidade de fiador. O valor do título será determinado antes da locação e pode sofrer variações dependendo do ¨score¨ (pontuação) do candidato a locatário (inquilino)na análise de seu cadastro. O produto é adquirido junto a instituições financeiras, e ficará caucionado ao Contrato de Locação até sua rescisão ou substituição por outra forma de garantia. Esta modalidade é ideal para quem dispõe de recursos poupados, pois além de não acarretar quaisquer custos adicionais, preserva integralmente o investimento, se resgatado no prazo estipulado, e proporciona participação em sorteios semanais e mensais, de valores bastante convidativos.

CAUÇÃO DO IMÓVEL:

Consiste em oferecer um imóvel em garantia das obrigações contratadas, através da lavratura de Escritura Pública e averbação junto ao Cartório de Registro de Imóveis. O imóvel pode pertencer ao inquilino ou a uma terceira pessoa desde que possua mais de um imóvel. Após a averbação, o imóvel não poderá ser vendido ou alienado, até a rescisão do Contrato de Locação, ou a substituição da garantia. As despesas decorrentes da escritura e averbação, correrão por conta do candidato a inquilino. Nesta modalidade, o imóvel deverá estar localizado no Município de Castro.

PAGAMENTO CAUÇÃO:

Funciona como um depósito pecuniário, no valor de 03 (três) vezes o valor do aluguel bruto, que será guardado em caderneta de poupança e corrigido pela mesma, beneficiando o Locador ou Administradora, podendo ser resgatado apenas no final do Contrato de Locação ou na substituição da garantia contratual.